luisgustavo58

Acadêmico e Docentes da FIED Recebem Menção Honrosa em Evento Internacional de Pesquisa

O estudante Antônio Daniel Ribeiro Nobre, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade FIED, e os docentes Augusto Nilo Barbosa Capibaribe Fernandes, Erika Vanessa Serejo Costa e Arthur Rodrigues Feijão, foram agraciados com uma Menção Honrosa durante o 5º Ciclo Iberoamericano de Diálogos Contemporâneos (CIDC), um evento internacional de destaque no campo da pesquisa científica. O evento foi promovido de forma virtual e assíncrona entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, com sede no Porto, Portugal.

A premiação foi concedida em reconhecimento ao trabalho organizado "Tradição e Territorialidade no Sertão Semiárido: Centro de Desenvolvimento Comunitário Gameleira", fruto das pesquisas realizadas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Arquitetura e Urbanismo. A pesquisa aborda a relação entre as tradições locais e o desenvolvimento territorial no sertão semiárido, destacando a relevância da arquitetura para o fortalecimento das comunidades locais.

O 5º CIDC é organizado pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), em parceria com o Núcleo de Investigación del Sur (Nudisur), do Chile, e o Núcleo de Pesquisas e Práticas em Educação, Diversidade e Inclusão da Universidade Veiga de Almeida (Nuppedi/UVA), no Brasil. O evento reúne acadêmicos e pesquisadores de diversos países, promovendo o diálogo interdisciplinar e a troca de conhecimentos sobre temas contemporâneos.

Para participar do ciclo de diálogos, Antônio Daniel e os professores submeteram um artigo completo, acompanhado de um vídeo publicado no YouTube, ambos integrando as publicações da Revista Actas Completas e Resumos do 5º CIDC.

Essa conquista reflete o comprometimento da Faculdade FIED em incentivar a participação dos seus docentes em eventos de âmbito internacional,por meio do desenvolvimento de pesquisas que unem tradição e inovação, fortalecendo o papel do curso de Arquitetura e Urbanismo na transformação social e no desenvolvimento sustentável de comunidades locais.

Saiba mais

A internacionalização na Faculdade UNINTA Tianguá é o processo que promove a integração dos seus cursos com instituições estrangeiras, proporcionando aos estudantes a chance de participar de intercâmbios científicos, culturais e linguísticos, tanto nas modalidades IN quanto OUT HOME. Fique atento às novidades na aba de internacionalização e aproveite oportunidades exclusivas para viver experiências internacionais.