Odontologia
Bacharelado
SOBRE O CURSO
Uma Medicina circunscrita a cavidade oral: eis o significado do brasão da Odontologia. Isso porque, durante anos, a Odontologia sempre foi uma ciência associada à área médica. Em alguns países, principalmente na Europa, a Odontologia ainda hoje é uma especialização da Medicina (o profissional se forma médico e se especializa no tratamento dental). No Brasil, o primeiro curso de Odontologia surgiu no ano de 1840 e estava vinculado à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Somente em 1911 o curso foi separado da Faculdade de Medicina.
Com o avanço da profissão, a Odontologia passou a atuar de forma independente, com curso de duração mínima de cinco anos e uma formação bastante abrangente, incluindo o estudo de disciplinas da área de Ciências Odontológicas, mas também da área de Ciências Biológicas e da Saúde como anatomia humana, patologia, bioquímica e biofísica, imunologia, fisiologia, epidemiologia, psicologia, antropologia, bioestatística ética e bioética.
MAIS INFORMAÇÕES
DURAÇÃO: 05 ANOS
TIPO: BACHARELADO
MODALIDADE: PRESENCIAL
MAIS INFORMAÇÕES
- Objetivos;
Campos de Atuação
Ao longo dos anos, o trabalho do cirurgião-dentista evoluiu em paralelo com o avanço da ciência, tanto para a saúde bucal como para a estética. A tecnologia se tornou uma das maiores aliadas da profissão, sendo rotina o uso de recursos tecnológicos tais como anestesia eletrônica, planejamento digital do sorriso, uso de impressoras 3D, cirurgias guiadas, aparelhos ortodônticos invisíveis, microscopia em tratamento de canais, escaneamento intraoral e uso de tomografia computadorizada, tornando os tratamentos mais rápidos, seguros,, previsíveis e confortáveis aos pacientes.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o cirurgião-dentista brasileiro está entre os três melhores do mundo, junto com os suecos e americanos. Uma das maiores propulsoras da indústria odontológica é a pesquisa científica. O Brasil é o segundo país com o maior número de artigos publicados na área entre 1996 e 2020, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. O protagonismo brasileiro na Odontologia também atrai investimentos de fora. Empresas do mundo inteiro percebem isso e veem na Odontologia do Brasil uma oportunidade de expansão, a exemplo da empresa argentina MABB Biomaterial, líder no desenvolvimento de implantes dentários em zircônia.
Isso tudo é reflexo do ensino da Odontologia, que no Brasil, está entre os melhores do mundo com universidades no topo dos rankings de avaliação. É o caso da FIED, a melhor e maior faculdade da Serra da Ibiapaba (Ceará), cuja notoriedade se destaca pelo envolvimento de professores mestres, doutores e pesquisadores de grande renome, além de uma vasta estrutura educacional edificada em Tianguá com campus projetados e laboratórios específicos para o Curso de Odontologia.
Nosso diferencial:
-
Na FIED, os alunos do curso de Odontologia têm contato direto com ferramentas tecnológicas, atuando na realidade loco regional em todos os níveis de atenção à saúde, com práticas desde o primeiro semestre do curso e atuação gradativa no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do segundo semestre.
-
Áreas como Harmonização Facial, Odontologia Hospitalar, Reabilitação Oral, Estética (Dentística) e a Cirurgia estão mais aquecidas no mercado odontológico e a FIED já prepara nossos estudantes para o conhecimento destas disciplinas dentro da sua matriz do curso, que é moderna e compatível com as mais novas diretrizes curriculares nacionais para a Odontologia.
-
Participação em projetos de extensão, grupos de pesquisa e de iniciação científica exclusivos para o Curso, ofertados a cada semestre a todos os estudantes bem como preparatório para concursos ao longo de todo o curso por meio de Grupos de Estudo.
Existência efetiva de uma política de acompanhamento pedagógico na rotina de estudos dos alunos bem como acompanhamento psicopedagógico por equipe multiprofissional especializada.
Objetivo
Com base na missão da Faculdade Ieducare FIED, em seus valores e os pressupostos de sua política de desenvolvimento institucional e de seu projeto pedagógico institucional, os objetivos do Curso são direcionados para a formação de Cirurgiões- Dentistas com sólida capacitação técnico-científica, amparada em princípios de humanização e ética, inseridos em um contexto social local, direcionados a uma abordagem integral do processo saúde-doença e de equilíbrio entre excelência técnica e relevância social, com vistas ao atendimento das necessidades da população brasileira, dentro de suas peculiaridades e nos diferentes níveis de Atenção à Saúde Bucal.
Objetivos Específicos
-
Respeitar os princípios éticos e legais inerentes ao exercício profissional;
-
Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, entendendo e se comprometendo com o ser humano como um todo;
-
Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinarmente, com crescente eficiência e eficácia na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética, evitando a fragmentação e compartimentalização na atenção à saúde;
-
Reconhecer a saúde como um direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como um conjunto conectado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema;
-
Sensibilizar para o reconhecimento de suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral, atuando de forma ética e comprometida com a melhoria da saúde bucal e a promoção e preservação da saúde geral do paciente
-
Incentivar a busca da vigilância em saúde por meio de um conjunto de ações individuais e coletivas, situadas em todos os níveis de complexidade assistencial, voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
-
Exercer sua profissão de forma articulada no contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e compromisso social;
Perfil do Egresso
O perfil do egresso do curso de graduação em Odontologia deverá incluir as seguintes características:
I - Profissional generalista, dotado de sólida fundamentação técnico-científica e ativo na construção permanente de seu conhecimento;
II - Humanístico e ético, atento à dignidade da pessoa humana e às necessidades individuais e coletivas, promotor da saúde integral e transformador da realidade em benefício da sociedade;
III - Apto à atuação em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar;
IV - Proativo e empreendedor, com atitude de liderança;
V - Comunicativo, capaz de se expressar com clareza;
VI - Crítico, reflexivo e atuante na prática odontológica em todos os níveis de atenção à saúde;
VII - consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas.
Competências e Habilidades
A competência é compreendida como a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes, utilizando os recursos disponíveis em prol de iniciativas e ações que se expressem em desempenhos capazes de solucionar, com pertinência, oportunidade e sucesso, os desafios que se apresentam à prática profissional, em diferentes contextos do trabalho em saúde. A graduação em Odontologia da FIED tem por objetivo desenvolver nos egressos as competências gerais compreendidas nas seguintes categorias:
I - Atenção à saúde;
II - Tomada de decisões;
III - Comunicação;
IV - Liderança;
V - Gestão em saúde;
VI - Educação permanente.