top of page

NAPSI - Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante.

O Núcleo de apoio psicológico e psicopedagógico é um serviço ofertado pela instituição com o intuito de favorecer o processo de adaptação do estudante ao Ensino Superior e potencializar seu desenvolvimento e formação. Disponibilizando um espaço de escuta terapêutica sem nenhum ônus extra ao estudante, com o intuito de aprofundar o autoconhecimento do sujeito, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional.

 Tratam-se de demandas suscetíveis de atendimento pelo NAPSI as de cunho psicopedagógico, como as relacionadas a aprendizagem e desempenho acadêmico, assim como as de cunho psicológico, como demandas emocionais e de socialização, que possam estar dificultando a sua vida acadêmica

napsi.jpeg

CCHE - Rua Conselheiro João Lourenço, 406, Centro, Tianguá-CE

  • QUEM SOMOS:
    A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
  • OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:
    – Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
  • MODALIDADES DE ESTÁGIO
    O estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
  • ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:
    O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED ­- 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED ­- 08: 00 às 12:00h

SERVIÇOS OFERTADOS

CONHEÇA NOSSA EQUIPE:

Aqueme Siqueira.jpg

Aqueme Siqueira

Coordenadora

Psicóloga, com especialização em Saúde Coletiva e especialização em Saúde Mental. Na graduação, pesquisou sobre a construção da feminilidade na relação mãe-filha a partir da Psicanálise. Na especialização apresentou TCC com o título "Mulheres, Política e Saúde: a participação feminina na constituição do SUS. Integrou a Liga Acadêmica de Saúde Mental Piauiense, integrou a equipe técnica da Residência Inclusiva de Tianguá e a equipe de equoterapia da ONG Kurumins.

Ires Latiere.jpg

Ires Latiere

Psicopedagoga

Graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pelo UNINTA (2020). Especialista em Secretariado Executivo. Secretaria Exceutiva do Seviço de acompanhamento aos Discente e Docente – SEAD. Secretaria da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Psicopedagoga Institutional da Faculdade Uninta Tianguá. Lattes : http://lattes.cnpq.br/3219118325747573

Lidimara Martins

Lidimara Martins.jpg

Psicóloga

Especialista em Saúde Mental. Especialista em Clínica Analítico Comportamental. Graduada em Psicologia. Trabalhou como Professora do Curso de Psicologia. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa: “Juventude, Protagonismo e Educação: A escola como espaço de desenvolvimento dos potenciais de vida dos jovens”. Bolsista no estágio do Colégio Farias Brito, com experiências voltadas para desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Atuou como Psicóloga do Centro de Referência e Assistente Social (CRAS), no Município de Hidrolândia-CE. Temas de pesquisa: juventudes, desenvolvimento humano, educação e políticas públicas. Possui experiência com apoio psicológico a estudantes com dificuldades/transtornos de aprendizagem e educação inclusiva no ensino superior. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128904661422241

Alana Araújo

Alana Araújo.jpeg

Psicóloga

Possui graduação em Psicologia. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual Foi Psicóloga Social no Centro de Referência de Assistência Social, atualmente é Psicóloga Clínica com atendimentos do público Adolescente e Adultos e Psicóloga nesta Institução. Os estudos se concentram nas áreas: Psicologia clínica, Saúde mental, Suicídio, Adolescentes e área da saúde. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6087957821274398

Grazielly Fontinele

Grazielly Fontinele.jpg

Secretária

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral-CE, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no setor de Avicultura da Fazenda Experimental Vale do Acaraú-FAEX/UVA, atuando no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela Faculdade FIED - UNINTA em Tianguá-CE. Possui atuação em educação inclusiva e ensino fundamental anos iniciais. Cursando especialização em Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento na Faculdade Anhanguera. Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5579863458025243

ONDE ENCONTRAR OS SERVIÇOS:

O NAPSI está presente em todos os campi da instituição.

CCHE

- Campus CCHE: Rua Conselheiro João Lourenço, 406, Centro, Tianguá-CE

CCS

- Campus CCS: Rua Pedro Sales, SN, Cândido Xavier, Tianguá-CE 

CRJ

- Campus CRJ: Rua Zeca Teles de Menezes, 200, Centro, Tianguá-CE

Com atendimentos nos três turnos e em duas modalidades de atendimento.

Manhã, tarde e noite.

Presencial / Online.

ENTRE EM CONTATO

Para solicitar atendimento você pode clicar no link logo   baixo ou entrar em contato através dos nossos canais

de comunicação.

(88) 99309-2330

Com atendimentos nos três turnos e em

duas modalidades de atendimento.

Manhã, tarde e noite

Presencial / Online

bottom of page