NAPSI - Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante.
O Núcleo de apoio psicológico e psicopedagógico é um serviço ofertado pela instituição com o intuito de favorecer o processo de adaptação do estudante ao Ensino Superior e potencializar seu desenvolvimento e formação. Disponibilizando um espaço de escuta terapêutica sem nenhum ônus extra ao estudante, com o intuito de aprofundar o autoconhecimento do sujeito, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional.
Tratam-se de demandas suscetíveis de atendimento pelo NAPSI as de cunho psicopedagógico, como as relacionadas a aprendizagem e desempenho acadêmico, assim como as de cunho psicológico, como demandas emocionais e de socialização, que possam estar dificultando a sua vida acadêmica
CCHE - Rua Conselheiro João Lourenço, 406, Centro, Tianguá-CE
-
QUEM SOMOS:A Coordenação de Estágios é o setor responsável pelo gerenciamento das informações relativas a Estágios dos acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da FIED vinculada à Direção Acadêmica. O estágio é considerado, segundo a legislação vigente, um componente curricular que integra o Núcleo de Formação Complementar e faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), objetivando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, a contextualização curricular e possibilita o estudante aplicar e aperfeiçoar os conteúdos estudados durante o curso e que desenvolva habilidades no que se refere aos relacionamentos pessoais e interpessoais, e a preparação para uma vida cidadã e profissional. É de responsabilidade desta coordenação a celebração de convênios e termos de cooperação técnica, didática e científica entre da Faculdade Ieducare - FIED e empresas, instituições e estabelecimentos, para encaminhamento de acadêmicos estagiários.
-
OS OBJETIVOS DA POLÍTICA DE ESTÁGIOS SÃO:– Oferecer oportunidade para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos nos ciclos/módulos teóricos de cada curso; – Desenvolver habilidades e atitudes relativas à construção das competências profissionais de forma ética, crítica e reflexiva; – Normatizar os procedimentos de realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios, obedecendo aos pré-requisitos, prazos e demais condições para a execução dos mesmos; – Selecionar espaços de práticas apropriadas aos estágios que ampliem o universo sociocultural dos estudantes; – Fortalecer a integração e o diálogo entre supervisão acadêmica e as organizações de trabalho, unidades parceiras. Requisitos para o Desenvolvimento do Estágio Supervisionado Para realização do Estágio, o estudante deverá estar matriculado e ter cumprido os pré-requisitos necessários. É obrigatória a conclusão e aprovação do estágio para a colação de grau conforme DCN do curso. É imprescindível a assinatura do Termo de Compromisso de Estágios, pelos estudantes e Instituições envolvidas no processo, instrumento este, que contém os objetivos do estágio, as competências da instituição de ensino, da instituição concedente e do estagiário, bem como a descrição do seguro obrigatório.
-
MODALIDADES DE ESTÁGIOO estágio é realizado através de programação detalhada pelo aluno de acordo com as características do curso, e executado mediante instrumento legal (convênio e termo de compromisso) firmado entre a Instituição e a Empresa. Há duas modalidades de Estágio: o Obrigatório/Curricular e o Não Obrigatório/Extracurricular. · Estágios Obrigatório ou Curricular: O Estágio Obrigatório/Curricular deve estimular a relação ensino-aprendizagem e buscar consolidar os objetivos: o Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças caso seja necessário; o Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; o Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidade de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações educacionais e da comunidade; o Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações educacionais, tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; Assim, a política de Estágios da Faculdade Ieducare - FIED considera que as atividades do estágio devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Devem também ter o intuito de complementar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Portanto, afirmamos que é considerado a ponte para o desenvolvimento intelectual do estudante e, inevitavelmente, o caminho para a preparação e a consequente inserção no mercado de trabalho. · Estágios Não Obrigatório ou Extracurricular: É um conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo estudante na Comunidade, Empresas e Instituições, o Estágio Não Obrigatório/Extracurricular visa ao aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na IES, devidamente acompanhado pelo supervisor responsável e pela Instituição de Ensino. A IES recebe informações dos Agentes de Integração que têm como objetivo a captação de oportunidades, administração do programa, formalização da situação do estagiário, em conformidade com a Legislação vigente específica. O estágio Não Obrigatório/Extracurricular é uma atividade acadêmica e deve ser exercida exclusivamente por alunos regularmente matriculados e frequentando as aulas do curso. Benefícios do Estágio Não Obrigatório/Extracurricular: ü Acelera a formação profissional; ü Possibilita aplicar os conhecimentos obtidos na Instituição; ü Estimula a vocação para o estudo; ü Facilita a escolha da futura profissão; ü Proporciona um contato com o futuro ambiente profissional; ü Possibilita perceber as deficiências e buscar o aprimoramento do perfil profissional; ü Propicia melhor relacionamento humano; ü Estimula a criatividade; ü Permite conhecer a filosofia, as diretrizes, a organização e o funcionamento das empresas.
-
ATENDIMENTO PRESENCIAL AO DISCENTE:O Discente pode receber atendimento presencial comparecendo a Coordenação de Estágio para esclarecer dúvidas sobre procedimentos acadêmicos relacionados ao estágio. A Coordenação de Estágio está à disposição dos acadêmicos diariamente nos seguintes horários: Segunda: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: CCS - 17:00 às 21:00h Terça: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Noite: Direito (Shopping) - 17:00 às 21:00h Quarta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Quinta: Manhã: CCS - 08: 00 às 12:00h Tarde: FIED – 14:00 às 18:00h Sexta: Manhã: FIED - 08: 00 às 12:00h
SERVIÇOS OFERTADOS
CONHEÇA NOSSA EQUIPE:
Aqueme Siqueira
Coordenadora
Psicóloga, com especialização em Saúde Coletiva e especialização em Saúde Mental. Na graduação, pesquisou sobre a construção da feminilidade na relação mãe-filha a partir da Psicanálise. Na especialização apresentou TCC com o título "Mulheres, Política e Saúde: a participação feminina na constituição do SUS. Integrou a Liga Acadêmica de Saúde Mental Piauiense, integrou a equipe técnica da Residência Inclusiva de Tianguá e a equipe de equoterapia da ONG Kurumins.
Ires Latiere
Psicopedagoga
Graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar pelo UNINTA (2020). Especialista em Secretariado Executivo. Secretaria Exceutiva do Seviço de acompanhamento aos Discente e Docente – SEAD. Secretaria da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Psicopedagoga Institutional da Faculdade Uninta Tianguá. Lattes : http://lattes.cnpq.br/3219118325747573
Lidimara Martins
Psicóloga
Especialista em Saúde Mental. Especialista em Clínica Analítico Comportamental. Graduada em Psicologia. Trabalhou como Professora do Curso de Psicologia. Foi bolsista do Projeto de Pesquisa: “Juventude, Protagonismo e Educação: A escola como espaço de desenvolvimento dos potenciais de vida dos jovens”. Bolsista no estágio do Colégio Farias Brito, com experiências voltadas para desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar. Atuou como Psicóloga do Centro de Referência e Assistente Social (CRAS), no Município de Hidrolândia-CE. Temas de pesquisa: juventudes, desenvolvimento humano, educação e políticas públicas. Possui experiência com apoio psicológico a estudantes com dificuldades/transtornos de aprendizagem e educação inclusiva no ensino superior. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128904661422241
Alana Araújo
Psicóloga
Possui graduação em Psicologia. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Pós-graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual Foi Psicóloga Social no Centro de Referência de Assistência Social, atualmente é Psicóloga Clínica com atendimentos do público Adolescente e Adultos e Psicóloga nesta Institução. Os estudos se concentram nas áreas: Psicologia clínica, Saúde mental, Suicídio, Adolescentes e área da saúde. Lattes: https://lattes.cnpq.br/6087957821274398
Grazielly Fontinele
Secretária
Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral-CE, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) no setor de Avicultura da Fazenda Experimental Vale do Acaraú-FAEX/UVA, atuando no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Graduada em Pedagogia pela Faculdade FIED - UNINTA em Tianguá-CE. Possui atuação em educação inclusiva e ensino fundamental anos iniciais. Cursando especialização em Neuropsicopedagogia e Alfabetização e Letramento na Faculdade Anhanguera. Lattes:
ONDE ENCONTRAR OS SERVIÇOS:
O NAPSI está presente em todos os campi da instituição.
CCHE
- Campus CCHE: Rua Conselheiro João Lourenço, 406, Centro, Tianguá-CE
CCS
- Campus CCS: Rua Pedro Sales, SN, Cândido Xavier, Tianguá-CE
CRJ
- Campus CRJ: Rua Zeca Teles de Menezes, 200, Centro, Tianguá-CE
Com atendimentos nos três turnos e em duas modalidades de atendimento.
Manhã, tarde e noite.
Presencial / Online.
ENTRE EM CONTATO
Para solicitar atendimento você pode clicar no link logo baixo ou entrar em contato através dos nossos canais
de comunicação.
(88) 99309-2330
Com atendimentos nos três turnos e em
duas modalidades de atendimento.
Manhã, tarde e noite
Presencial / Online