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Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado

Sobre o Curso

A oferta do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo na Região da Serra da Ibiapada revela-se como um projeto inovador e indissociável da perspectiva do Desenvolvimento Regional. Pois, o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ieducare - FIED oferece aos discentes acesso ao conhecimento, informação e tecnologias de ensino de qualidade, objetivando as transformações individuais e descobertas ao longo da formação em arquitetura e urbanismo.
A proposta do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo , da Faculdade Ieducare - FIED , é formar profissionais aptos a atuarem de modo pleno nos diversificados campos de atuação da categoria, prescindindo de uma formação especializada em determinadas áreas que abrangem o exercício profissional. As atividades pedagógicas previstas neste documento estão comprometidas com uma análise crítica dos diferentes sistemas avaliativos da educação deste processo, que compõem na Lei de Diretrizes Curricular Nacional, e que atende a Lei que regulamenta o exercício da profissão do arquiteto urbanista (Lei Nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010), conforme a instrução dos campos de atuação da arquitetura e do urbanismo. Ao mesmo tempo que cumprimos as normativas, garantimos uma formação reflexiva acerca das problemática da arquitetura e urbanismo em um contexto das crises sanitária, ambiental, social e econômico, que induz a ampliação da procura por profissionais aptos para contribuírem com a transformação social.

Sobre o curso

MAIS INFORMAÇÕES

DURAÇÃO: 05 ANOS

TIPO: BACHARELADO

MODALIDADE: PRESENCIAL

Campos de Atuação

Os Arquitetos e Urbanistas possuem um amplo campo de atuação profissional, cujas atividades estão previstas nas Resoluções do CAU/BR nº 21/2012 e 51/2013. Dentre suas atribuições ele pode atuar em projetos e orçamentos, a gestão, execução e fiscalização de obras, a realização de vistorias, avaliações, perícias e emissão de laudos técnicos até a produção científica, ensino e pesquisa nos seguintes campos de atuação:
ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA DE INTERIORES
PAISAGISMO
PATRIMONIO HISTORICO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
TOPOGRAFIA

TECNOLOGIA E RESISTENCIA DOS MATERIAIS

CONFORTO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Campo de Atuacao

Objetivo

Visando alcançar a formação de profissionais de excelência, o Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo  da Faculdade Ieducare - FIED define em seu Projeto Pedagógico os seguintes objetivos:

a) Geral

O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ieducare - FIED tem como objetivo geral formar o bacharel em Arquitetura e Urbanismo em um profissional ético, crítico e reflexivo. Assegurar a formação de profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade é o princípio norteador. A concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio natural e construído, a proteção do equilíbrio ambiental natural e a utilização racional dos recursos disponíveis são elementos fundamentadores da estruturação do curso para contribuir para o desenvolvimento sustentável na área urbana e rural da região.
Para isso, a formação do arquiteto e urbanista terá sólida formação técnica, científica e humanista, capaz de desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos e produzidos para o aprimoramento da qualidade de vida da sociedade em que vive e das organizações em que atua, provendo por uma sociedade mais justa e humana e em equilíbrio com o meio ambiente. 

b) Específicos
•    Oferecer a capacitação ao egresso do curso para uma compreensão sobre a tradução das as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído e natural, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis;
•    Capacitar o egresso para atuar em todas as fases do exercício profissional em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com uma visão humanística e de respeito ao meio ambiente e aos valores culturais, regionais e éticos; 
•    Atender as demandas dos mercados regional e nacional, formando profissionais qualificados e atualizados que acompanhem as inovações científicas e tecnológicas e, que detenham o saber-fazer dessa área de conhecimento; 
•    Fomentar uma formação abrangente e conectada com o contexto atual, face as mudanças climáticas em curso e os desafios desta contemporaneidade por meio da formação do arquiteto e urbanista integrado as questões ambientais, a sustentabilidade e a urgência em pensar formar de promover o desenvolvimento em consonância com a regeneração do meio ambiente e a justiça social;
•    Oferecer um currículo que disponibilize ao estudante o tempo necessário para a consolidação dos conteúdos adquiridos, para o desenvolvimento de atividades acadêmicas complementares e para a realização de trabalhos extraclasses individuais e em grupo, visando o incremento de sua autonomia intelectual e visão crítica do mundo e do fazer profissional; 
•    Dotar o aluno dos conhecimentos requeridos para exercício das competências e habilidades científicas, tecnológicas e humanas previstas para o egresso, assim como valorizar a importância da educação continuada por meio de cursos de pós-graduação lato sensu. 

Esses objetivos do curso explicitam os compromissos da Faculdade Ieducare - FIED com a formação integral, tecnológica, humana e científica, bem como com as demandas do setor produtivo da região da Serra da Ibiapaba e do estado do Ceará, reconhecendo a necessidade de pensar a profissão do arquiteto  urbanista  em um contexto local e mundial, embutido das mudanças climáticas em curso.

Objetivo

Competências e Habilidades

a)    Competências gerais e Habilidades Gerais de acordo com as Diretrizes Curriculares   para os cursos de Arquitetura e Urbanismo 

i. Competências gerais do egresso 

A Resolução CNE/CES nº 2, de 17 de junho de 2010 e Resolução CNE/CES nº 1, de 26 de março de 2021, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, deixa explícito em seu artigo 4º o perfil do egresso desejado, conforme citado abaixo: 

Art. 4 º O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo  deverá ensejar condições para que o futuro egresso tenha como perfil: 
I - Sólida formação de profissional generalista; 
II - Aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo; 
III - Conservação e valorização do patrimônio construído; 
IV - Proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis. 


Destaca-se aqui, a característica generalista em oposição ao conceito de especialista. No ponto de vista da Faculdade Ieducare - FIED, com a velocidade das mudanças tecnológicas, a especialização deve vir prioritariamente como uma consequência das necessidades observadas no exercício profissional e deve ser adquirida nos cursos de extensão e pós-graduação, indo ao encontro do que foi estabelecido no Art. 3 º, §3 º: 
O profissional de Arquitetura e Urbanismo a ser formado na Faculdade Ieducare - FIED deverá atender na íntegra o que foi estabelecido nos artigos 4º e 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais. 
Ainda com base nestes pressupostos, podemos descrever que o profissional egresso do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo  da Faculdade Ieducare - FIED deverá estar sintonizado com as inovações, afinado com as tendências e crítico em relação aos avanços tecnológicos, sendo sempre incentivado à permanente atualização, bem como à investigação científica. Assim como, capacitado a atuar em todos os níveis e áreas da Arquitetura e Urbanismo, com base no rigor ético, intelectual, científico e filosófico; apto a tratar e resolver os problemas técnicos com agudo senso de realidade e estética, propondo alternativas de modelos estruturais, processos construtivos, materiais de construção e ocupação urbana. Além disso, seu papel social é reflexo da preocupação com a qualidade de vida em todos os níveis, aspecto incutido e reforçado no decorrer do curso. 
A capacidade de liderança é outra característica imprescindível, tendo em vista o intrínseco gerenciamento de obras, portanto, a coordenação de profissionais de várias áreas, que devem atuar em sintonia. Deve ainda possuir ousadia, criatividade e expressividade, que são o termômetro para o sucesso na profissão, ferramentas estas incentivadas, de modo a proporcionar a sobrevivência no mercado de trabalho. 
A capacidade de exposição de ideias quer seja na forma oral ou escrita, quer seja em forma de texto ou representações gráficas, é outra capacidade fundamental. Por fim, o respeito pelo cliente, o ambiente natural, os valores da sociedade, a preservação e construção da memória cultural e arquitetônica, completam o perfil do profissional que se pretende formar. 

Enfim, o Perfil do Egresso em Arquiteto e urbanista da Faculdade Ieducare - FIED é:

I.    Profissional ético, com visão cultural e humanística e responsabilidade socioambiental. 
II.    Profissional tecnicamente qualificado para abstrair, modelar, simular e assim proporcionar soluções na arquitetura e urbanismo. Capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade. Profissional de formação generalista, que atua na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. 
III.    Profissional com ênfase em projeto arquitetônico e urbano, que possa atender às solicitações dos seus clientes, com capacidade crítica e criativa para solucionar os problemas a ele solicitados, capacidade técnica apurada para solucionar tais solicitações, Sensibilidade técnica e criativa para o tratamento de problemas sócio-espaciais relacionados à produção do conhecimento, capacidade de planejar e organizar o espaço e o espaço urbano, sensibilidade para considerar a sustentabilidade como item de grande importância para o desenvolvimento do projeto.
IV.    O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído;
V.    A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável; 
VI.    As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários; 
VII.    O conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo; 
VIII.    Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa; 
IX.    O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional; 
X.    Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana; 
XI.    A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações; 
XII.    O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas; X - as práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades; 
XIII.    As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais; 
XIV.    O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional; 
XV.    A habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aerofotogrametria, fotointerpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano regional e local.

competencias
Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

O Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo  da Faculdade Ieducare - FIED tem a finalidade de formar Arquitetos e Urbanistas com o seguinte perfil: arquitetos e urbanistas com “formação científica, artística, ética, política, generalista, humanista, crítica, reflexiva, democrática e laica, embasada nos Direitos Humanos e na responsabilidade técnica e social” (Art. 10, DCN), e ainda,  compreender os contextos sociais, culturais, ambientais, econômicos, tecnológicos, funcionais e estéticos e desenvolver espaços públicos e privados, no meio urbano e rural. 
Tudo isso para atender todos os níveis de complexidade em atendimento às mais diversas demandas espaciais, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas sociais e ambientais. 
O perfil desejado do egresso é o de um profissional apto a: 

●    Aplicar de forma integrada e com responsabilidade técnica e social, conhecimentos históricos, teóricos, metodológicos, projetuais e tecnológicos; 
●    Compreender e traduzir as necessidades de indivíduos e grupos sociais com relação à concepção, organização e construção do espaço, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e valorização dos patrimônios natural, construído e a utilização adequada dos recursos disponíveis;
●     Atuar individualmente e em equipe interdisciplinar e multiprofissional; 
●    Assimilar e desenvolvendo novas tecnologias e conceitos científicos.

Nessa perspectiva, os egressos da Faculdade Ieducare - FIED, deverão ser profissionais capacitados a identificar e solucionar problemas na área da arquitetura e urbanismo, com boa capacidade decisória e crítica para avaliar e confiar em suas fontes de informações, autônomo. Além disso, ser capaz de produzir conhecimentos e atuar considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, além de estar ciente da necessidade de formação contínua e permanente.

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